Centro SP: Sé recebe Operação Cata-bagulho neste sábado

Entre 7h e 12h deste sábado (18/2), os moradores da Sé poderão descartar em suas calçadas materiais e objetos inservíveis para que sejam coletados pela Operação Cata-Bagulho. As equipes, programadas pela Subprefeitura Sé, atuarão em todas as ruas do distrito – delimitado pela avenida Prestes Maia, parque Anhangabaú, avenida 23 de Maio, viaduto Jaceguai, ligação zona Leste-Oeste, viaduto do Glicério, avenida Prefeito Passos, rua Antônio de Sá, avenida do Estado, rua da Figueira, avenida Mercúrio, avenida do Estado e rua Mauá – pela primeira vez neste ano.

O despejo irregular de lixo e entulho nas vias públicas é crime, passível de multa de até R$ 12 mil. Com o objetivo de evitar tais atos, que inviabiliza o escoamento correto das águas torrenciais, causando enchentes; o serviço é uma alternativa gratuita para o descarte de móveis velhos, madeiras, pneus usados e eletrodomésticos quebrados.

Desde janeiro, as seis edições do serviço recolheram 114 toneladas na região central de São Paulo. No ano passado, apenas no distrito da Sé, foram retiradas 130,5 toneladas de materiais em desuso.

Ecopontos

Em caso de pequenas quantidades, de até 1 m³, o que corresponde a uma caixa d’água de mil litros ou 25% de uma caçamba, o descarte pode ser feito nos Ecopontos. Na região central, quatro estão em funcionamento: Glicério, Liberdade, Armênia e Barra Funda.

Os Ecopontos também recebem entulho, resíduos gerados pelas atividades de construção civil, como fragmentos de tijolo, areia, cimento, entre outros.

Já os grandes geradores de entulho devem contratar uma empresa cadastrada na Prefeitura, que faz a retirada, transporte e o descarte de forma apropriada. A relação dessas empresas está no site prefeitura.sp.gov.br.

Lixo eletrônico





A Central de Triagem de Lixo Eletrônico, localizada na Barra Funda, é a primeira da Cidade a recolher e reaproveitar eletrodomésticos como televisões, rádios, microondas, peças de computador, monitores, teclados, mouses, aparelhos telefônicos e fotográficos, dentre outros. Os interessados em se desfazer de peças eletrônicas podem levá-las gratuitamente até Central, ou ainda, solicitar a retirada dos objetos pelo telefone 3666-0849. Mais informações no site www.coopermiti.com.br.

Serviço:

Cata-Bagulho na Sé

Data: 18/2/12

Horário para depósito de materiais pelos moradores: das 7h às 12h

Grátis

Ecoponto Glicério

Local: Avenida do Estado, esquina com rua Nova, Baixos do Viaduto Glicério

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 6h às 22h. Domingo, das 6h às 18h.

Ecoponto Liberdade

Local: Rua Jaceguai, 67, próximo ao Viaduto Guilherme de Almeida e Praça da Liberdade

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 6h às 22h. Domingo, das 6h às 18h.

Ecoponto Armênia

Local: Rua General Carmona, 140; próximo à Avenida Tiradentes, altura da Praça Bento de Carmago Barros

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 6h às 22h. Domingo, das 6h às 18h.

Ecoponto Encontra Barra Funda

Local: Rua Sólon (Baixos Viaduto Engº Orlando Murgel)

Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 6h às 22h. Domingo, das 6h às 18h.

Central de Triagem de Lixo Eletrônico – Coopermiti

Local: Rua Doutor Sérgio Meira, 268 – Barra Funda

Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h. Sábado, das 9h às 13h.

Fonte: Prefeitura de S. Paulo





Deixe seu comentário