Centro de SP oferece curso contra estereótipos das culturas africanas

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) promoverá, durante os meses de março, abril, maio e junho, o curso Africanidades na Contemporaneidade. Os encontros têm como objetivo repensar os estereótipos construídos em relação ao continente africano, visando uma melhor compreensão das questões contemporâneas sobre a cultura afrodescendente. As aulas serão ministradas no auditório da SMPP, região central da cidade.

Como forma de repensar sobre os estereótipos construídos em relação ao continente africano, o curso que foi organizado pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (Cone) tem como objetivo proporcionar o conhecimento dos processos históricos, geografia, sociologia e política africana, visando uma melhor compreensão das questões contemporâneas sobre a cultura afrodescendente.

A partir do estudo sobre esse tema, serão expostas às relações entre a cultura africana e as culturas islâmicas e européias, para que seja feita uma análise sobre as diferenças entre as organizações sociais, políticas, econômicas e culturais existentes desde os primórdios aos dias atuais em cada delas. Além disso, será estudada a influência da cultura africana, para a formação da identidade da cultura brasileira.





O curso terá carga horária de 32 horas e será divido em 4 módulos, a partir dos temas: Perfil Histórico e Representações, Fronteiras, Colonização, Descolonização e Neocolonização e Sociedade Civil. As aulas serão ministradas pelo professor Dr. Bas’ Ilele Malomalo e pelo professor Mestre Francisco Sandro da Silveira Vieira.

A exposição do conteúdo das temáticas será feita por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem como análise e interpretação de textos, artigos, vídeos, dinâmicas de grupo, projeção de filmes e visitas ao Museu Afro-Brasil e a Galeria Soso. Para participar do curso, os interessados devem se inscrever através do telefone da Cone 3113-9735.

Serviço:

Curso Africanidades na Contemporaniedade

Datas: 15 e 29 de março; 12 e 26 de abril; 10 e 24 de maio; 7 e 21 de junho, sempre às 19h
Endereço: Auditório da SMPP
Endereço: Rua Libero Badaró, 119, Encontra Centro Sp

Fonte: Prefeitura de S. Paulo





Deixe seu comentário