Centro SP: Balé da Cidade apresenta duas novas coreografias

Em 2009, com a iminência do nascimento de sua primeira filha, Zoe, o coreógrafo eslovaco Lukas Timulak resolveu usar a experiência da paternidade para conceber a coreografia “OFF Spring” para a Nederlands Dans Theater 2 (NDT), companhia dedicada a jovens dançarinos. A partir do dia 25, o Balé da Cidade de São Paulo (BCSP) remonta essa mesma obra no palco do Theatro Municipal de São Paulo, com supervisão de Timulak, que veio ao Brasil especialmente para isso. “É a primeira vez que meu trabalho será apresentado por uma companhia brasileira”, conta ele.

Formado pelo Conservatório de Dança de Bratislava, na Eslováquia, Timulak começou sua carreira como bailarino no Les Ballets de Monte Carlo, em 1997, onde permaneceu por três anos até ingressar na NDT. Lá ele dançava, mas também criava coreografias. Atualmente, pertence à companhia número 1 da NDT, trabalhando com bailarinos mais experientes.





No mesmo programa, o BCSP estreia outra coreografia, desta vez assinada pelo brasileiro Renato Viera. Intitulada “Ter/Alado”, a obra tem inspiração onírica e busca transcender o ato de dançar para um estado de liberdade absoluta. Fundador de uma companhia de dança que leva seu nome, Vieira já assinou criações para balés nacionais e internacionais e contribuiu, também, com musicais que recentemente passaram pelos palcos paulistanos, como “Beatles num Céu de Diamantes”.

Prestes a completar 45 anos em 2013, o BCSP terá uma grande renovação de seu repertório ainda este ano. Além das duas coreografias, haverá mais duas estreias em 2012, entre elas uma de autoria do diretor artístico assistente, Fernando Machado, com inspiração no universo de Nelson Rodrigues. A homenagem integra as comemorações dos 100 anos de nascimento do dramaturgo que vem ocorrendo ao longo do ano e deverá estrear em dezembro.

Serviço: Theatro Municipal de São Paulo. Dias 25 e 26, 21h. Dia 27, 20h. Dia 28, 17h. R$ 20 a R$ 60. 10 anos.

Fonte: Prefeitura de S. Paulo





Deixe seu comentário