Cinema silencioso paulistano é tema de exposição no Centro de SP

Há muitos anos a metrópole paulistana oferece diversas opções de entretenimento aos amantes da sétima arte. Atualmente, os cinemas em shopping-centers substituíram praticamente todas as salas de rua existentes na cidade antigamente. Para acompanhar o início dessa trajetória, o corredor da Galeria Olido exibe, até 04 de novembro, a exposição “Salas de Cinema em São Paulo: 1895-1929”.

Por meio de mais de 200 documentos, entre projetos de salas de exibição, fotografias, anúncios na imprensa e maquetes física e virtual do Cine Teatro República, a mostra traça um panorama inédito sobre esses espaços durante três décadas marcadas pelo cinema silencioso.

O curador José Inácio de Melo Souza comenta que o tema não é um assunto recente. “Alguns [trabalhos] tomaram como ponto de partida aspectos arquitetônicos, outros ângulos da sociedade e da cinefilia que giram em torno da frequência ao cinema. Por meio do acervo do Arquivo Histórico de São Paulo, pudemos cobrir muitos desses assuntos de forma mais sistemática e completa do que os empreendimentos anteriores”.





A exposição está organizada em três núcleos temáticos. O primeiro apresenta imagens sobre o aparecimento do cinema na cidade. No segundo painel, são enfocadas as salas de bairro que surgiram na cidade entre 1909 e 1916. O terceiro concentra-se no surgimento de grandes cinemas na década de 20, precursores dos “palácios cinematográficos” que surgiram a partir da década de 1930. “Serão exibidos ícones do acervo do Arquivo Histórico, como o Cine Moulin Rouge, de 1905-7, onde se situa atualmente a Galeria Olido; o Rosário, construído no interior do edifício Martinelli; e o Santa Cecília, em estilo mourisco, de 1928-30, inaugurado já no período sonoro”, completa Melo Souza.

A exposição conta com serviço de monitoria e com o ciclo de palestras “Memória do Cinema e o Arquivo Histórico de São Paulo”. Historiadores e pesquisadores foram convidados para debater sobre o cinema silencioso em São Paulo no início do século 20.

Serviço:
Local: Galeria Olido – corredor.
Endereço: Avenida São João, 473, Região Central de SP
Informações: 3331-8399 e 3397-0171.
Datas: Até 4/11. 3ª a 6ª, das 10h às 21h. Sáb., das 13h às 20h. Dom., das 13h às 19h. Serviço de monitoria: 3ª a 6ª, das 11h às 19h. Sáb., das 13h às 19h.
Valor: Grátis

Fonte: Prefeitura de S. Paulo





Deixe seu comentário