Sebrae-SP orienta Empreendedor Individual no Centro de São Paulo

O Sebrae-SP, em parceria com diversas entidades, realiza, a partir do dia 27 de fevereiro, um atendimento especialmente voltado para os Empreendedores Individuais (EIs), que já somam mais de 438 mil em todo o Estado e superam 150 mil só na capital paulista. O principal objetivo é levar  informações e orientações para facilitar o preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica dos empreendedores.

Segundo dados da  Receita Federal, em 1º de junho do ano passado, 73,7% dos EIs no Estado de São Paulo tinham entregado a declaração dentro do prazo, muito abaixo de outros estados, como Minas Gerais, em que o percentual superou 82%.

O percentual de entrega no Estado de São Paulo e no País ficou abaixo da média de apresentação de declarações pelas micro e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional. A DASN (Declaração Anual do Simples Nacional) registra um índice médio de apresentação dentro do prazo de 85%.

O Empreendedor Individual deve entregar – preencher e enviar pela internet – a DASN-Simei até o final de maio de cada ano. São informações referentes ao movimento do ano calendário anterior.

Os EIs que não entregaram a declaração até 31 de maio não conseguirão emitir os boletos referentes a 2012 para pagamentos de seus tributos.

Tenda no Largo São Bento

A ação do Sebrae-SP se concentra na orientação para correta declaração do IR, mas também vai estimular a formalização e melhora na gestão dos negócios. Serão 12 dias de atendimento – de 27 de fevereiro a 3 de março e de 5 a 10 de março – totalmente gratuito, sempre das 8h30 às 17h30, em tendas montadas no Largo São Bento, no Centro de São Paulo.





Uma equipe de 13 especialistas da entidade atenderá ao público, apontando os benefícios e obrigações previstas no regime do EI, orientando e ministrado palestras aos candidatos a empreendedores individuais e empresários interessados em melhorar a gestão de seus negócios.

Equipes da Federação das Associações Comerciais de São Paulo (Facesp) ajudarão no preenchimento das declarações do IR. Também farão, na hora, a formalização dos que se enquadrarem nas regras e estiverem entre as mais de 430 categorias profissionais previstas no EI, com emissão do CNPJ no próprio local.

Além disso, técnicos do INSS mostrarão ao empreendedor informal  as vantagens previdenciárias, como direito à aposentadoria, auxílio-doença, licença maternidade e outros.

Poderão se formalizar na Tenda do Largo do São Bento apenas empreendedores que têm a sede da empresa na cidade de São Paulo. Para a formalização, é necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço do local onde se pretende abrir a empresa, além de exercer alguma das atividades beneficiadas, entre as quais estão doceiras, costureiras, manicures, cabeleireiros, eletricistas, encanadores, chaveiros, entre outros. Os interessados em fazer a declaração do Imposto de Renda devem levar os controles mensais da empresa.

Mais informações: 0800 570 0800

Serviço:

Tenda do Empreendedor Individual

Data: de 27 de fevereiro a 3 de março e de 5 a 10 de março

Local: Largo São Bento – Centro – SP

Horário: das 8h30 às 17h30





Deixe seu comentário