A Biblioteca Mário de Andrade da Secretaria Municipal da Cultura inaugura no dia 19 de dezembro, a partir das 9h30, seu prédio anexo, que abrigará a Hemeroteca
A instalação da Hemeroteca, esperada desde os anos 1950, marca o término do programa de restauro e modernização da Biblioteca Mário de Andrade, iniciado em 2006, e inaugura uma nova fase do acervo retrospectivo de periódicos gerais, que, aqui reunido, começa a ser organizado de forma a oferecer adequadas condições de consulta por pesquisadores e público em geral.
Este espaço – uma conquista da gestão da Secretaria Municipal de Cultura que se encerra (2005-2012) – permite resgatar as antigas aspirações de Rubens Borba de Moraes, diretor da Biblioteca de 1935 a 1943 e idealizador da seção especial de periódicos e é condição básica para o cumprimento das duas principais missões da Biblioteca: preservação e acesso.
No que diz respeito à preservação, os passos iniciais já foram dados: a coleção foi reunida, desinfestada, acondicionada em caixas adequadas e está sendo cuidadosamente higienizada. Novas estantes foram adquiridas e as coleções estão sendo organizadas. De outra parte, foi desenvolvida uma base de dados específica para periódicos e o projeto de catalogação retrospectiva está em andamento. Além disso, projetos especiais de digitalização estão sendo desenvolvidos para ampliar o acesso ao conteúdo do documento e preservar os originais.
Com a inauguração do edifício da Hemeroteca, o foco dos trabalhos da equipe da Biblioteca passará a ser a organização das coleções – tanto a organização física das mesmas, quanto sua catalogação – todos os títulos precisam constar da base de dados online, assim como os fascículos existentes. Trata-se de um trabalho meticuloso a ser desenvolvido em uma grande coleção, mas os procedimentos já estão definidos e a equipe capacitada. Aos recursos orçamentários devem ser somados recursos externos, a serem captados por projetos especiais, que viabilizem a catalogação retrospectiva integral dessas coleções.
Com o acervo geral retrospectivo reunido neste novo espaço, o atendimento ao público será realizado, em um primeiro momento, por meio de agendamento, dentro do período de 10h às 18h, de segunda a sexta.
Outras coleções de periódicos permanecerão no edifício principal da Biblioteca: os títulos correntes continuarão a ser consultados na Sala de Atualidades, os de Artes, na Sala Sergio Milliet e os raros na Sala Paulo Prado.
Com todo o seu acervo reunido de forma a atender os requisitos de guarda adequada e de atendimento, a Biblioteca Mário de Andrade, com sua Hemeroteca, recupera sua silenciosa, mas altamente relevante vocação de espaço voltado à pesquisa e reflexão sobre a vida cultural de São Paulo.
A ocasião será comemorada com a abertura de uma exposição relacionada ao acervo de periódicos Ridendo castigat mores (com o riso castigam-se os costumes) , com o lançamento da Revista da Biblioteca Mário de Andrade n.68 , uma coedição da Biblioteca e Imprensa Oficial, e com o anúncio do Projeto de Preservação, Acesso e Difusão da Coleção de Obras Raras e Especiais da Biblioteca Mário de Andrade.
Serviço:
O que: Inauguração do edifício da HEMEROTECA da BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE
Data: 19 de dezembro de 2012, a partir das 9h30
Endereço: Rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139 – Centro – 01047-020, São Paulo – SP
E-mail: hemerotecabma@prefeitura.sp.gov.br
Fonte: Prefeitura de São Paulo
