Ao longo do mês de outubro, diversos espaços da Secretaria Municipal de Cultura oferecem uma programação especial dedicada à garotada. A data oficial, celebrada em 12 de outubro, será comemorada por todo o mês, em diversos locais, distribuídos por todas as regiões da cidade. Ao todo, são 68 atividades entre sessões de cinema, contação de histórias, espetáculos de dança e teatro, shows musicais, entre outras, que vão acontecer em mais de 130 espaços da cidade.
Entre as principais atrações está o já tradicional “Festival A Arte de Contar Histórias”, que chega a sua nona edição promovendo atividades também nos roteiros dos ônibus-biblioteca e pontos de leitura, além de 50 bibliotecas públicas. Nesta edição, o evento receberá uma atração internacional em seu encerramento, dia 27, na Biblioteca Hans Christian Andersen. Trata-se de Toumani Kouyaté, artista nascido em Burkina Faso e radicado na França, reconhecido pela Unesco como “mensageiro da paz”. Ele integra parte de uma linhagem de Djélis – griots africanos, que são contadores de histórias da região oeste da África. Kouyaté desenvolve em seus trabalhos diálogos entre o mundo ocidental e a beleza que se encontra na sabedoria.
No Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes acontece até o dia 26 de outubro, a 1ª Mostra de Teatro Infantil. Com opções para todos os fins de semana do mês, a entrada é franca e os ingressos podem ser retirados uma hora antes de cada apresentação.
Uma atração gratuita, no Auditório Ibirapuera, promete agitar a criançada no dia da criança, 12 de outubro. Às 11h, ao ar livre, será apresentado o espetáculo musical “O nome dele é… Peixonauta”, com coordenação musical de Paulo Tatit. No mesmo dia, às 17h, o Theatro Municipal de São Paulo recebe a Orquestra Experimental de Repertório, que traz no programa duas atrações infantis com técnica de teatro negro, “O Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Saëns, e “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev.
Dos dias 24 a 27, a Cia. Druw leva a coreografia de “Girassóis”, inspirada em obras do pintor holandês Vincent Van Gogh, para o palco da Sala Paiçandu, na Galeria Olido.
Confira as atrações no Centro de São Paulo:
Dança
GIRASSÓIS
Cia. Druw. Concepção, roteiro e dir.: Miriam Druwe. Trilha sonora: Fábio Cardia. Intérpretes-criadores: Adriana Guidotte, Anderson Gouvêa, Bruna Petito e outros. Voz em off: Paulo Federal. 60 min. Livre.
Espetáculo inspirado em obras do pintor holandês Vicent van Gogh, entre elas, os quadros “Camponeses”, “Noite Estrelada”, e os retratos “O Carteiro”, o seu próprio, entre outros.
Saiba mais: Galeria Olido – Sala Paiçandu. Av. São João, 473, Centro. Tel. 3331-8399 e 3397-0171. De 24 a 27. 5ª a sáb., 20h. Dom., 17h. Grátis SESSÃO GAROTADA
BIBLIOTECA INFANTOJUVENIL MONTEIRO LOBATO | CENTRO | 3ª | GRÁTIS
O REI LEÃO
(The Lion King, EUA, 1994, 88 min, animação). Dir.: Rob Minkoff e Roger Allers. Livre.
Simba, um filhote de leão, deve enfrentar seu terrível tio na disputa pelo título de Rei da Selva depois que seu pai é assassinado.
| Dia 1º, 15h
ONDE VIVEM OS MONSTROS
(Where the Wild Things Are, EUA, 2009, 100 min). Dir.: Spike Jonze. Com Catherine Keener, Mark Ruffalo, Pepita Emmerichs e outros. +10 anos.
O clássico livro homônimo, de Maurice Sendak, ganha versão cinematográfica que mistura atores reais com animação computadorizada. A história mostra um garoto que, após discutir com a mãe, refugia-se em um mundo imaginário habitado por monstros.
| Dia 8, 15h
O CASTELO ANIMADO
(Hauru no Ugoku Shiro, Japão, 2004, 120 min, animação). Dir.: Hayao Miyazaki. Livre.
Jovem é enfeitiçada e se transforma em uma velha que passa a morar em um estranho castelo de um mágico.
| Dia 15, 15h
31 MINUTOS – O FILME
(31 Minutos – La Película, Chile/Espanha, 2008, 89 min, animação). Dir.: Alvaro Diaz e Pedro Peirano. Livre.
A atrapalhada equipe do programa “31 Minutos” tem que salvar um companheiro de trabalho que foi sequestrado por uma malvada colecionadora de animais.
| Dia 22, 15h
RIO
(EUA, 2011, 95 min, animação). Dir.: Carlos Saldanha. Livre.
Criada em cativeiro nos EUA, arara azul volta para sua terra natal, Brasil, em pleno carnaval, para cruzar com a última fêmea de sua espécie, mas ambos se tornam alvo de ladrões de animais.
| Dia 29, 15h
MúsicaORQUESTRA EXPERIMENTAL DE REPERTÓRIO
Concerto cênico. Regência: Thiago Tavares. Com a Cia. Imago. Dir.: Fernando Anhê. 90 min.
No programa, “O Carnaval dos Animais”, de Camille Saint-Saëns, e “Pedro e o Lobo”, de Sergei Prokofiev. Enquanto no fosso a OER executa as músicas, sobre o palco a Cia. Imago cria um cenário lúdico com efeitos especiais para acompanhar as narrativas.
| Theatro Municipal de São Paulo. Ramos de Azevedo, s/nº, Centro. Tel. 3397-0300 (PABX) e 3397-0327 (bilheteria). Dia 12, 17h. R$ 10 a R$ 40