A série Jazz All Nights 2012 traz em outubro, para os palcos da cidade do Rio de Janeiro e de São Paulo, sua terceira e última atração do ano: Keith Jarrett, saudado como um dos mestres da música instrumental contemporânea. Os shows acontecem no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (no dia 24 de outubro) e na Sala São Paulo (dia 29 de outubro).
Durante a nova turnê brasileira, Jarrett aproveita para lançar e apresentar ao público brasileiro seu mais recente CD, gravado no Rio de Janeiro, com o título “Rio”. Em abril de 2011 Keith Jarrett fez sua primeira turnê à América do Sul em décadas, para realizar três concertos solo. No terceiro e último concerto, no Theatro Municipal carioca, encontrou uma casa cheia e um público encantado. Inspirado pela atmosfera eletrizante, fez um concerto único que acabou registrado em CD – um álbum duplo com o clímax numa sequência maravilhosa de bis. Keith Jarrett conta que considera este um dos seus melhores discos: “muito bem estruturado, jazzy, sério, doce, alegre, quente, econômico, energético, apaixonado e ligado à cultura brasileira de uma forma única. O som na sala foi excelente, assim como o entusiasmo do público.”
Jarrett já conquistou cadeira cativa na história do jazz. Celebrado como criança prodígio, o artista começou a tocar piano aos três anos de idade, fez seu primeiro recital aos sete anos e, ainda adolescente, tornou-se músico profissional.
Hoje, aos 66 anos, é um ícone da música mundial. Suas técnicas de improvisação, que conjugam o jazz a outros gêneros, como a música erudita, o blues e o gospel, entre outros, criaram um estilo à parte, que vem definindo sua carreira desde o começo dos anos 70. É esta opção por um modo acústico de tocar que dá o tom do espetáculo que o artista traz ao país – “An Evening of Solo Piano Improvisations”.
Serviço:
Local: Sala São Paulo
Endereço: Praça Julio Prestes, s/n
Datas: 29 de outubro de 2012
Horários: segunda, às 21h.
$ Preço: R$ 100,00 a R$ 400,00
Fonte: Filtro Cultural