Estação Júlio Prestes - CPTM

Estação Júlio PrestesA Estação Júlio Prestes original foi inaugurada em 10 de julho de 1872 pela Estrada de Ferro Sorocabana e denominava-se Estação São Paulo.

Sua função era transportar sacos de grãos de café do Sudoeste e Oeste Paulista e Norte do Paraná para a capital.



A antiga estação ficava ao lado da Estação da Luz, o que facilitava o bandeamento do café para a São Paulo Railway, a única ferrovia que fazia o trajeto da capital ao porto de Santos.

Ao enriquecer-se com o transporte de café, decidiu-se construir uma estação nova e maior. A atual estação foi projetada por Cristiano Stockler das Neves em 1925 no estilo francês Luís XVI. Concluída em 1938, época em que ônibus já circulavam em São Paulo, houve certo declínio na utilização de bondes e trens.

Ademais, devido à construção de auto-estradas e maior rapidez de locomoção via carros particulares e ônibus intermunicipais e interestaduais, o público deixou de tomar trens da FEPASA, novo nome da falida E.F. Sorocabana, de e para a estação.

Afinal de contas, a viagem era longa com frequentes atrasos, devido a problemas mecânicos. Assim, os tempos de glória da estação duraram muito pouco. Em 1951 teve seu nome alterado em homenagem ao ex-presidente do Estado de São Paulo Júlio Prestes.

No interior da estação existe um jardim clássico francês de 960 metros quadrados, embora no projeto original o espaço devesse ter sido ocupado por um hall cercado de colunas em estilo coríntio e coberto por vitrais — a falta de verbas inviabilizou o imponente hall.

A estação foi abandonada pouco tempo depois. Na década de 1990, o governador Mário Covas, atendendo a um pedido do regente da Orquestra Sinfonica de Sao Paulo John Neschling, decidiu restaurar a estação de maneira que o local onde antigamente localizava-se o jardim fosse convertido em uma sala de concertos, a Sala São Paulo.

Atualmente serve aos trens da Linha 8 da CPTM.

Horário de Funcionamento: Segunda a Sexta, das 10hs às 18hs 

Estação Júlio Prestes
Endereço: Praça Júlio Prestes, s/n - Bairro Centro - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3337-5414 




  Sobre o EncontraCentrodeSP
Fale com EncontraCentrodeSP
Anuncie no EncontraCentrodeSP
Cadastre sua Empresa no EncontraCentrodeSP (grátis)



Termos EncontraCentrodeSP | Privacidade EncontraCentrodeSP


Bandeira da cidade de São Paulo