Largo de São Francisco no Centro

Largo de São Francisco no CentroO Largo de São Francisco no Centro, estão localizadas a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, além da Igreja da Ordem Terceira da Penitência e do Convento de São Francisco.

É, também, o marco zero da Avenida Brigadeiro Luís Antônio. O largo reúne um dos mais expressivos e antigos conjuntos da arquitetura religiosa da cidade de São Paulo.

As três construções que compõem o conjunto - a Faculdade de Direito, o Convento de São Francisco e a Igreja da Ordem Terceira da Penitência – faziam parte de uma pequena fazenda, cuja demarcação deve ter sido estabelecida em 1642.

Em setembro de 1639, partiu, do Rio de Janeiro, a caravana dos sete freis fundadores do Convento São Francisco de São Paulo, que chegaram ao planalto, em São Paulo, somente em janeiro do ano seguinte. Inicialmente, os freis ficaram instalados onde hoje é a Praça do Patriarca, no final do Viaduto do Chá.

O local revelou-se impróprio para a construção do convento, devido à falta de água e à exposição aos ventos que varriam o Vale do Anhangabaú. Devido às dificuldades iniciais de instalação, outro terreno foi doado pela Câmara da Vila de São Paulo aos franciscanos.

As obras começaram somente quatro anos e meio depois. O convento foi inaugurado a 17 de setembro de 1647, junto com a Festa das Chagas de São Francisco. Por volta de 1800, o terreno em frente ao convento era chamado pelos paulistanos de Largo do Capim, devido à grande quantidade dessa erva no local.

A partir de 1828, as instalações do convento foram ocupadas pela Faculdade de Direito de São Paulo. O terreno em frente à faculdade passou a ser chamado de Largo do Curso Jurídico.

Largo de São Francisco no Centro
Largo São Francisco, s/n - Bairro Centro - São Paulo - SP





  Sobre o EncontraCentrodeSP
Fale com EncontraCentrodeSP
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Centro de São Paulo no Facebook siga o Encontra Centro de São Paulo no Twitter Encontra Centro de São Paulo no Google+


Termos EncontraCentrodeSP | Privacidade EncontraCentrodeSP