Museu da Polícia Militar na Luz

Museu da Polícia Militar na Luz

O Museu da Polícia Militar na Luz, foi criado em 1958, como Museu Miltar de São Paulo, vinculado à então Secretaria Estadual de Educação, para preservar a memória da Força Pública e das Forças Armadas na história de São Paulo.

Em 1976 foi transferido para a Secretaria de Segurança Pública, subordinando-se à PMESP e direcionando seus objetivos para os fatos históricos relevantes das Polícias Militares de todo o país e, em particular, a de nosso estado.

A biblioteca do Museu possui algo em torno de 8 mil títulos, aproximadamente 30 mil fotos, 12 mil periódicos, 20 mil negativos e 20 mil diapositivos; também reúne todos os Boletins Gerais da Força Pública, da Guarda Civil e da atual Polícia Militar.

O Museu é bastante conhecido na comunidade museológica, particularmente no aspecto técnico de conservação do acervo, e reconhecido pela qualidade de seu trabalho na área de armazenamento de documentos.

As principais coleções são constituídas de indumentárias (uniformes de várias épocas), coberturas (bonés, capacetes, gorros), calçados, distintivos, acessórios de uniformes, dragonas, armas (brancas e de fogo), medalhística, mobiliário, materiais de campanha, além de excelente acervo sobre a Revolução Constitucionalista, e viaturas (incluindo as de tração animal). Por limitação de seu espaço físico, apenas pequena parte do acervo pode ser visto nas exposições programadas pela direção.

A exposição atual tem por tema “Policia Militar, 1970— Síntese das polícias fardadas” e apresenta as corporações policiais existentes em São Paulo entre 1955 e 1970 e que acabaram por constituir a atual Polícia Militar do Estado.

Museu da Polícia Militar na Luz
Rua Jorge Miranda 308 - Bairro Luz - São Paulo - SP
CEP: 01106-000
(11) 3311-9955




  Sobre o EncontraCentrodeSP
Fale com EncontraCentrodeSP
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Centro de São Paulo no Facebook siga o Encontra Centro de São Paulo no Twitter Encontra Centro de São Paulo no Google+


Termos EncontraCentrodeSP | Privacidade EncontraCentrodeSP