Parque Dom Pedro II na Sé

Parque Dom Pedro II na Sé

O Parque Dom Pedro II na Sé, fica a menos de um quilômetro da Praça da Sé, em um pedaço da antiga Várzea do Carmo que costumava ser inundado pelo rio Tamanduateí.

Foi na Várzea do Carmo que se deu o primeiro jogo de futebol reconhecido em território brasileiro, embora não se saiba o local exato.

Mais tarde o local abrigou a sede de uma das chácaras da Várzea do Carmo, o Seminário das Educandas e o Hospício dos Alienados, a partir de 1930 a Força Pública e depois do Golpe Militar de 1964 foi tomado pelo Exército.

Parte da Várzea do Carmo foi aterrada na metade do século XIX, quando da retificação do curso do rio, e foram criados jardins e praças. Quando dessa retificação, foi criada no rio a Ilha dos Amores, uma ilha artificial que existiu até 1910.

A região virou um depósito de lixo por cerca de cinco anos na década de 1870, sendo recuperada por questões sanitárias. Outrora belo e arborizado, foi inaugurado em 1922, com projeto do francês Joseph-Antoine Bouvard e era na época considerada a principal área de lazer da cidade.

Hoje trata-se de um dos lugares mais movimentados da cidade, pois constitui-se em uma região de passagem, especialmente para quem transita entre o centro e a zona leste de São Paulo, mas é também considerado "a área do centro mais esquecida pelo poder público desde a década de 1940".

A inauguração da Avenida do Estado é considerada o marco do início da degradação do parque. É constantemente usado como exemplo da devastação que áreas verdes sofreram em São Paulo para criar ou alargar ruas e avenidas.

Nas mudanças que o parque sofreu na segunda metade do século XX, apenas o sistema viário foi privilegiado. Com a migração dos mais abastados do centro para outros bairros, a partir da primeira metade do século XX, o Parque Dom Pedro II passou a ser considerado a divisa entre a "pujança da parte nobre da capital" e a zona leste, a "cidade dos trabalhadores", em metáfora citada por O Estado.

Parque Dom Pedro II na Sé
Avenida do Estado, 3600 - Bairro Sé - São Paulo - SP
CEP: 01025-020





  Sobre o EncontraCentrodeSP
Fale com EncontraCentrodeSP
Anuncie no EncontraCentrodeSP
Cadastre sua Empresa no EncontraCentrodeSP (grátis)



Termos EncontraCentrodeSP | Privacidade EncontraCentrodeSP


Bandeira da cidade de São Paulo