Pateo do Collegio no Centro

Pateo do Collegio no CentroO Pateo do Collegio no Centro, é o marco inicial no nascimento da cidade de São Paulo.

O local, no alto de uma colina entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, foi o escolhido para iniciar a catequização dos indígenas.

Em 25 de janeiro de 1554, foi realizada, diante da cabana coberta de folhas de palmeira de cerca de noventa metros quadrados - ou, como descrita por Anchieta, de dez por catorze passos craveiros (passo craveiro era uma medida linear portuguesa) - a missa que oficializou o nascimento do colégio jesuíta.

Em 1556, o padre Afonso Brás, precursor da arquitetura brasileira, foi o responsável contrução em Taipa de Pilão de um colégio e igreja anexa. Brigas entre os colonos e os religiosos pela defesa dos indígenas, culminaram na expulsão dos jesuítas do local em 1640, para onde só retornariam treze anos mais tarde. Na segunda metade do século XVII, foi erigida a terceira edificação, de taipa de pilão e pedra.

Pateo do Collegio de São Paulo em 1927

O Pateo do Collegio foi sede do governo paulista entre os anos de 1765 e 1912, após a apropriação do local pelo Estado, servindo como palácio dos Governadores, devido à expulsão dos jesuítas de terras portuguesas, determinada pelo marquês de Pombal em 1759.

O antigo casarão colonial foi completamente descaracterizado por profundas reformas durante todo esse período, sobretudo no último quartel do século XIX.

Há fragmentos de uma parede de 1585, remanescente do antigo colégio dos jesuítas na edificação atual, que tem inspiração na original seiscentista, visto que a igreja foi demolida em 1896 e o palácio dos Governadores, em 1953, sendo inaugurado o conjunto no formato atual em 1979.

Pateo do Collegio no Centro
Praça Pateo do Colégio, 2 - Bairro Centro - São Paulo - SP
CEP: 01016-040
(11) 3105-6898




  Sobre o EncontraCentrodeSP
Fale com EncontraCentrodeSP
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Centro de São Paulo no Facebook siga o Encontra Centro de São Paulo no Twitter Encontra Centro de São Paulo no Google+


Termos EncontraCentrodeSP | Privacidade EncontraCentrodeSP