Tribunal de Justiça de São Paulo

Tribunal de Justiça de São PauloO Tribunal de Justiça de São Paulo no centro foi instalado no dia 3 de fevereiro de 1874, sendo denominado Tribunal da Relação de São Paulo e Paraná.

Por se tratarem de províncias bastante inexpressivas, foram nomeados apenas sete desembargadores para integrar o Tribunal, que tinha a função de julgar todas as causas em segunda instância, anteriormente julgadas pelo Tribunal de Relação do Rio de Janeiro.

As primeiras instalações se deram em casarões situados no centro da capital paulista.

Com a separação judiciária das províncias, em 1891, surgiu o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, mas foi apenas no ano de 1911, por conta do crescimento demográfico e econômico de São Paulo e da consequente expansão do Judiciário paulista, que se fez necessária a construção de uma sede para abrigar a Corte.

Para tanto, foi contratado o escritório do renomado arquiteto Ramos de Azevedo, que, inspirado no Palácio da Justiça de Roma, criou o projeto do Palácio da Justiça do TJ paulista.

Tribunal de Justiça de São Paulo


Construído em estilo neoclássico com cunho barroco, o prédio tornou-se orgulho para o Judiciário paulista.

A edificação foi inaugurada em duas datas distintas, nos anos de 1933 e 1942, quando foi concluído o 5º pavimento, destinado a algumas salas de julgamento e gabinetes do Órgão Diretivo do TJSP, sendo tombado pelo Condephaat em 1981.

 

Hoje, o Tribunal de Justiça é composto por 360 desembargadores e nos órgãos de cúpula estão o presidente, o vice-presidente, o corregedor-geral da Justiça, o decano e os presidentes das seções de Direto Criminal, Direito Público e Direito Privado.

Eles integram o Conselho Superior da Magistratura. Também, há o Órgão Especial, composto por 25 desembargadores: o presidente, 12 mais antigos e 12 eleitos.

Tribunal de Justiça de São Paulo no Centro
Endereço: Praça da Sé, s/n - Bairro Centro - São Paulo - SP
Telefone: (11) 3242-9366

Site Oficial: www.tjsp.jus.br





  Sobre o EncontraCentrodeSP
Fale com EncontraCentrodeSP
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Centro de São Paulo no Facebook siga o Encontra Centro de São Paulo no Twitter Encontra Centro de São Paulo no Google+


Termos EncontraCentrodeSP | Privacidade EncontraCentrodeSP